“Segundo a visão de mundo quântica, a consciência é a base de toda existência!”
Amit Goswami
Física quântica ou mecânica quântica é o ramo da física que estuda o comportamento de diversos fenômenos que ocorrem em dimensões reduzidas como moléculas, átomos e partículas subatômicas como prótons, elétrons, nêutrons, quark, subquarks, supercordas, fótons e Bóson de Higgs (partículas de Deus). Os estudos surgiram nos primeiros anos do século XX, divulgado por Max Plank, o pioneiro a desenvolver princípios básicos da mecânica quântica, o que entra em contradição com a física clássica newtoniana.
Outros cientistas como Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg, Niels Bohr e Wolfgang Pauli, perceberam que no mundo subatômico possui um comportamento distinto daquele esperado pela mecânica clássica newtoniana. Então viram-se obrigados a explorar um terreno metafísico desconhecido para alcançarem uma compreensão do paradoxo. Os dados da física quântica obtidos não foram catalogados numa teoria coesa, ficaram reduzidos apenas a ferramentas que impulsionaram a eletrônica moderna e a fabricação de bombas.
Segundo o físico Niels Bohr, quando um elétron salta de uma órbita atômica para outra, ele não passa pelo espaço entre eles, tornando seu movimento descontínuo, o que ele denominou “salto quântico”.
Como poderiam os elétrons estarem em contato com tudo ao mesmo tempo? Como poderia o elétron não ser tangível enquanto não fosse observado? Como existiriam as coisas concretas no mundo, se eram ilusórios todos os componentes que a formavam? Foi isso que a mecânica quântica nos mostrava, a matéria criada a partir de algo ilusório. Isso entra em forte contradição segundo a física newtoniana.
Segundo a mecânica quântica, tudo surgiu a partir do vácuo quântico, um espaço no qual aparentemente não existe nada para um observador qualquer, mas que contém uma quantidade mínima de energia, campos eletromagnéticos e gravitacionais principalmente, e partículas de força interagindo entre si. No vácuo essas partículas se aglutinam em uma energia concentrada que conhecemos como matéria, segundo pesquisadores da IBM Bernard Haish, Afonso Rueda e Daniel Cole. Num estudo publicado, mostraram que o Universo deve sua estrutura ao campo de ponto zero.
Qualquer coisa existente no universo como estrelas, planetas, galáxias, plantas, montanhas, seres vivos, são manifestações que provém de uma única energia consciente (onda), também denominada de consciência. Essa única “energia” está em todos os lugares, e é tudo o que existe.
Todo o nosso mundo observável, nossa rotina, nossa vida, reside dentro da consciência, é a consciência. Obviamente essa única onda é a raiz do princípio inteligente, pois a própria organização do cosmos, dos seres vivos, da complexidade do DNA regendo o funcionamento de milhares de enzimas, organizando células, tecidos, órgãos e integrando-os, sugerem que há um ilimitado poder de consciência emergindo do chamado vácuo quântico ou ponto zero.
Segundo Amit Goswami, ativista quântico, físico renomado e doutor no campo da Física Quântica pela Universidade de Calcutá na Índia, em 1964; a consciência quântica é a base de toda existência. É a fonte da causação descendente, causação pela escolha consciente a partir da potencialidade em experiência manifestada, recebendo esse nome pois emana de uma consciência superior. Transcendente ao ego que é a causação por trás do colapso e do poder por trás do evento de colapso.
Deus, na visão de mundo quântica, é o agente causal da consciência quântica.
Ninguém toma escolhas com base no ego individual, resultado do condicionamento, a consciência é a base de toda nossa escolha, é não local e objetiva. Tudo emerge de Deus, nossas experiências são colapsadas de acordo com nossos pensamentos, sentimentos e ações, segundo aquilo que de fato somos e muitas vezes nem sequer temos conhecimento disso.
Tudo é consciência, não existe um local ou tempo, a consciência é tudo o que há. Segundo Thomas Campbell, PhD, em matemática e física pela faculdade Bethany e ex consultor da NASA, somos a consciência, somos pedaços de consciência utilizando avatares (corpo físico) num jogo de realidade virtual chamado “mundo físico”. É como se a consciência fosse um computador que envia a cada unidade individual de consciência, um fluxo de dados, onde é possível ser criada a realidade.
“A partir da consciência, sua intenção pode modificar a probabilidade futura, pode modificar o que acontece no mundo real, o que significa que a consciência é o fundamental e que o mundo físico fica à deriva” – Tom Campbell
EXPERIMENTO DUPLA FENDA
O experimento da dupla fenda desenvolvido pelo físico e médico britânico Thomas Young em 1801, é um dos mais conhecidos na área da física. Nele, partículas são emitidas na direção de uma barreira, onde possui uma dupla fenda, e atrás deste anteparo há um detector captando a chegada de cada partícula que passa pelas fendas. O tipo da fonte varia com o tipo de partícula emitida, como fótons, elétrons, nêutrons, átomos e outras moléculas. O detector é feito de um material que reage com a partícula e marca o local exato de contato entre eles. Alterando o estado de onda/energia para partícula/matéria quando há um observador.
A partir desse experimento, foi estudado o princípio da dualidade, determinado pelo estado onda-partícula da matéria. Ao observar o átomo por uma fenda dupla, os cientistas perceberam que o elétron se comportava como partícula (matéria), e quando não havia observador se comportava como onda (energia), passando pelas duas fendas ao mesmo tempo.
Concluíram então, que para existir a realidade é necessário existir um observador (nós), pois sem a observação, tudo retorna ao seu potencial infinito e à sua forma probabilística. Primeiro as ondas são ondas num domínio situado fora do tempo e espaço (energia), quando medimos (observamos), aparecem como partículas (matéria) no espaço e tempo. Com isso, pode-se dizer que os objetos quânticos são ondas de possibilidades e o domínio que habitam é chamado de domínio da potencialidade. Ou seja, a conexão entre um campo de infinitas possibilidades e a realidade, estão interconectadas de forma quântica, dependendo apenas de um observador.
Experimento dupla-fenda - Thomas Young. Sem observador se comporta como onda e com observador se comporta como partícula.
Se toda matéria é feita de átomo e todo átomo é pura energia e potencial, toda a realidade é formada também por átomos, composta apenas de energia. A energia não é fixa, ela é móvel e pode ser alterada por diferentes estados e padrões vibracionais. Ou seja, tudo é energia! Nós somos energia, tudo que existe no mundo é energia, tudo é apenas uma ilusão material, definida conforme o observador.
A realidade depende da percepção do indivíduo diante da vida, segundo suas experiências vividas, seus valores, suas crenças, paradigmas e dogmas.
“Tudo é energia, isso é tudo que há…”
Albert Einstein
Respostas de 2