Microfisioterapia é uma técnica de origem francesa desenvolvida na década de 80 pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Bénini.
O termo vem do grego “micro” que significa pequeno, e “kinesi” que significa movimento. Basicamente é uma terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença, através da micropalpação, e estimular sua auto-correção.
Possui atualmente cerca de 6.000 mil profissionais atuantes somente na Europa, principalmente na França e na Bélgica. No Brasil, começou a ser difundida em 2005.
Ela foi criada sobre o princípio natural e elementar de ajudar o corpo a eliminar todos os traumas passados e presentes que ele guarda na memória e que impedem o bom funcionamento do organismo, como um grão de areia numa máquina.
No dia a dia, nosso corpo tem que lutar contra agressões de toda espécie e de diferentes naturezas, vindas do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais) ou do interior (fraqueza de um órgão, problemas existenciais).
O mais comum é nosso organismo se auto-corrigir em silêncio, sem que percebamos. No entanto, se as causas não são identificadas, reconhecidas ou se são muito fortes, o corpo pode não reagir com eficácia. A agressão deixa um tipo de cicatriz nos tecidos, uma memória do ocorrido.
O acúmulo dessas cicatrizes farão com que um dia uma dor apareça ou uma doença de desenvolva e o corpo, muito fraco, não poderá mais lutar. A Micro ajudará a eliminar naturalmente essas memórias, o que fortalecerá nosso organismo e fará com que ele reencontre as capacidades que havia perdido.
A Microfisioterapia é indicada para qualquer pessoa de bebês recém nascidos até idosos e não tem contra indicação absoluta. É um método que avalia o corpo como um todo para pesquisar com um toque sutil a vitalidade dos tecidos, identifica as alterações nesta vitalidade que indicam alguma fragilidade no organismo.
Desta forma o terapeuta não vai buscar especificamente um sintoma e sim pesquisar o corpo como um todo avaliando e tratando todas as disfunções que esse organismo apresenta, podendo ser aplicada inclusive de forma preventiva.
Todos nós passamos por diversos eventos ao logo da vida (físicos, químicos e emocionas) que nos afetam, com a Microfisioterapia podemos pesquisar no corpo com um toque sutil como esses eventos impactaram e afetaram esse corpo e tratar essas disfunções.
Para um sintoma específico, 2 a 3 sessões são suficientes. Elas devem ter um período de 45 dias à 2 meses entre uma sessão e outra. Caso o problema seja agudo, duas sessões próximas podem ser necessárias.
Clique Aqui!
Uma sessão dura, em média, 1 hora. Depois de uma anamnese, o paciente é instalado em uma maca de massagem e o terapeuta localizará e identificará as cicatrizes que incomodam o corpo e descontrolam os ritmos vitais. Onde houver uma perturbação, ele efetuará uma estimulação para reinformar o organismo da presença dessa cicatriz. Assim, o corpo encontrará a memória do choque e se concentrará para eliminá-la definitivamente.
O trabalho que o corpo executa desencadeará um leve cansaço durante 1 ou 2 dias. Por isso, é preferível prever um tempo de repouso depois de uma sessão (nada de esforço físico por 2 dias) e é aconselhável a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia nesse período, para facilitar o trabalho de eliminação.
Porque a memória traumática que causa a dor não está, necessariamente, localizada na região da dor. O corpo é uma máquina complexa cujas reações em cadeia podem ocorrer em longas distâncias.
É por isso que o tratamento não é localizado sobre uma região especifica do corpo, mas sobre o conjunto do organismo.
Dores lombares podem ter como origem uma disfunção das glândulas paratireoides situadas na base do pescoço; elas enviam uma mensagem química errada que provoca espasmos dos músculos da coluna no nível lombar.
Muitas das doenças e dores são devidas a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa existência e que acabam por enfraquecer nosso organismo. A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar estas “cicatrizes do passado”, o que ajuda a melhorar muitos estados de saúde ruins, dores e depressões em geral, através da eliminação dos vestígios tanto emocionais quanto traumáticos. Um grande número de problemas de saúde tem altas possibilidades de melhora com essa terapia, que é indicada para
todas as pessoas, independente da idade ou patologia.
Importante salientar que a Microfisioterapia é uma técnica complementar que se baseia na eliminação das causas dos eventos e não se opõe à Medicina, à Fisioterapia ou à Psicologia, atuando de forma preventiva.
Clique Aqui!
Av. São José dos Campos, 1776 - Bairro: Vila Campos Sales - Campinas/SP CEP: 13040-565
Segunda - Sexta 08:00 - 18:00
Fernanda Steffanuto Guedes Pinto Ferreira 32014593809
CNPJ: 40.475.293/0001-88 © Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Vile Design