MICROFISIOTERAPIA

O que é a Microfisioterapia?

Microfisioterapia é uma técnica de origem francesa desenvolvida na década de 80 pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Bénini. 

O termo vem do grego “micro” que significa pequeno, e “kinesi” que significa movimento. Basicamente é uma terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença, através da micropalpação, e estimular sua auto-correção.

Possui atualmente cerca de 6.000 mil profissionais atuantes somente na Europa, principalmente na França e na Bélgica. No Brasil, começou a ser difundida em 2005.

Como a Microfisioterapia pode me ajudar?

Ela foi criada sobre o princípio natural e elementar de ajudar o corpo a eliminar todos os traumas passados e presentes que ele guarda na memória e que impedem o bom funcionamento do organismo, como um grão de areia numa máquina.

No dia a dia, nosso corpo tem que lutar contra agressões de toda espécie e de diferentes naturezas, vindas do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais) ou do interior (fraqueza de um órgão, problemas existenciais). 

O mais comum é nosso organismo se auto-corrigir em silêncio, sem que percebamos. No entanto, se as causas não são identificadas, reconhecidas ou se são muito fortes, o corpo pode não reagir com eficácia. A agressão deixa um tipo de cicatriz nos tecidos, uma memória do ocorrido. 

O acúmulo dessas cicatrizes farão com que um dia uma dor apareça ou uma doença de desenvolva e o corpo, muito fraco, não poderá mais lutar. A Micro ajudará a eliminar naturalmente essas memórias, o que fortalecerá nosso organismo e fará com que ele reencontre as capacidades que havia perdido.

Para quem é indicado a Microfisioterapia?

A Microfisioterapia é indicada para qualquer pessoa de bebês recém nascidos até idosos e não tem contra indicação absoluta. É um método que avalia o corpo como um todo para pesquisar com um toque sutil a vitalidade dos tecidos, identifica as alterações nesta vitalidade que indicam alguma fragilidade no organismo. 

Desta forma o terapeuta não vai buscar especificamente um sintoma e sim pesquisar o corpo como um todo avaliando e tratando todas as disfunções que esse organismo apresenta, podendo ser aplicada inclusive de forma preventiva.

Todos nós passamos por diversos eventos ao logo da vida (físicos, químicos e emocionas) que nos afetam, com a Microfisioterapia podemos pesquisar no corpo com um toque sutil como esses eventos impactaram e afetaram esse corpo e tratar essas disfunções.

Dra. Fernanda Ferreira - Microfisioterapia

Quantas sessões são necessárias?

Para um sintoma específico, 2 a 3 sessões são suficientes. Elas devem ter um período de 45 dias à 2 meses entre uma sessão e outra. Caso o problema seja agudo, duas sessões próximas podem ser necessárias.

Como isso funciona?

Circulação sanguínea, respiração, troca de células…Toda esta atividade faz nascer ritmos vitais no interior de nosso organismo, mas também na superfície da pele. Esses ritmos vitais são percebidos pelas mãos do microfisioterapeuta, que vai identificar se esses “micromovimentos” estão normais. Caso não estejam, significa que há uma cicatriz nesse local, fonte de uma disfunção que pode estar localizada nessa ou em alguma outra região.

Como se desenrola a sessão de microfisioterapia?

Uma sessão dura, em média, 1 hora. Depois de uma anamnese, o paciente é instalado em uma maca de massagem e o terapeuta localizará e identificará as cicatrizes que incomodam o corpo e descontrolam os ritmos vitais. Onde houver uma perturbação, ele efetuará uma estimulação para reinformar o organismo da presença dessa cicatriz. Assim, o corpo encontrará a memória do choque e se concentrará para eliminá-la definitivamente.

O trabalho que o corpo executa desencadeará um leve cansaço durante 1 ou 2 dias. Por isso, é preferível prever um tempo de repouso depois de uma sessão (nada de esforço físico por 2 dias) e é aconselhável a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia nesse período, para facilitar o trabalho de eliminação.

microfisioterapia Campinas

Por que simplesmente não massagear a região dolorida?

Porque a memória traumática que causa a dor não está, necessariamente, localizada na região da dor. O corpo é uma máquina complexa cujas reações em cadeia podem ocorrer em longas distâncias. 

É por isso que o tratamento não é localizado sobre uma região especifica do corpo, mas sobre o conjunto do organismo. 

Dores lombares podem ter como origem uma disfunção das glândulas paratireoides situadas na base do pescoço; elas enviam uma mensagem química errada que provoca espasmos dos músculos da coluna no nível lombar.

Quais problemas a Microfisioterapia pode aliviar?

Muitas das doenças e dores são devidas a pequenas disfunções que se acumulam durante a nossa existência e que acabam por enfraquecer nosso organismo. A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar estas “cicatrizes do passado”, o que ajuda a melhorar muitos estados de saúde ruins, dores e depressões em geral, através da eliminação dos vestígios tanto emocionais quanto traumáticos. Um grande número de problemas de saúde tem altas possibilidades de melhora com essa terapia, que é indicada para
todas as pessoas, independente da idade ou patologia.

Importante salientar que a Microfisioterapia é uma técnica complementar que se baseia na eliminação das causas dos eventos e não se opõe à Medicina, à Fisioterapia ou à Psicologia, atuando de forma preventiva.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?